Qual modelo de estádio caberia na Gávea?



O Flamengo se reuniu no início da tarde desta sexta-feira (12) com a prefeitura do Rio de Janeiro para assinar um protocolo de intenção para a construção de um estádio acústico na Gávea, sede do clube carioca, com ocupação de 25 mil lugares.


Levando em consideração todas as exigências dos moradores, que vão desde estacionamento à barulho, separamos alguns modelos de estádios que possam servir de exemplo. Confira;

ARENA DA BAIXADA


Atualmente com capacidade para 43 mil pessoas, a Arena da Baixada segue com as exigências dos moradores da Gávea: Pequeno e acústico. É um estádio de tamanho razoável que se encaixaria dentro do espaço destinado ao Flamengo. Ocuparia o lugar total disponível.

*A área pintada em vermelho é, aproximadamente, a ocupação da Arena da Baixada “encaixada” na Gávea.

Dados obtidos pelo Twitter @notavel


RED BULL ARENA (EUA)

Tem a mesma capacidade do projeto inicial do Flamengo: 25 mil lugares. Embora ultrapasse um pouco em tamanho, há maneiras de minimizar, já que é uma Arena extensa por conta dos extras (lanchonete, shopping e afins) dentro.

*A área pintada em vermelho é, aproximadamente, a ocupação da Red Bull Arena “encaixada” na Gávea.

Dados obtidos pelo Twitter @notavel


A título comparativo, temos como exemplo a La Bombonera, que apesar de ter capacidade para 49 mil pessoas, um dos setores é inclinado e ocupa pouco espaço. Ele ocupa a mesma área da Red Bull Arena. O Independência (23 mil lugares), comandado pelo Atlético Mineiro e América Mineiro e também o Allianz Parque (43 mil lugares), do Palmeiras, são em áreas residenciais e ocupa basicamente a mesma área da Red Bull Arena.


ARENA DA BAIXADA E MARACANÃ


O primeiro tem capacidade para um pouco mais de 60 mil pessoas e não caberia pois ultrapassaria o terreno do Flamengo. O Maracanã, por sua vez, é o maior da listagem com ocupação de quase 79 mil lugadores, além de ultrapassar o terreno destinado ao Flamengo, ocuparia parte das áreas residenciais. Veja uma comparação entre a Arena da Baixada (azul), Arena do Grêmio (roxo) e Maracanã (amarelo):

Dados obtidos pelo Twitter @notavel

Estádios com o campo escavados não podem ser feitos no local pois a área é aterrada. Portanto, padrões europeus de estádios acústicos não foram levados em conta. Fonte: Coluna do Flamengo





Curta nossa Página



Postar um comentário

0 Comentários