O Flamengo ganhou espaço entre os principais clubes do futebol mundial ao ser incluído na lista de cinco concorrentes ao prêmio de melhor clube masculino da Bola de Ouro 2026. Único representante brasileiro e também o único clube não europeu entre os indicados, o Rubro-Negro disputa a premiação com Arsenal, Bayern de Munique, Bodo/Glimt e Paris Saint-Germain.
A nomeação é resultado do desempenho alcançado pelo clube em 2025, temporada na qual o Flamengo levantou três troféus sob o comando de Filipe Luís: Campeonato Carioca, Campeonato Brasileiro e Libertadores. A conquista continental representou o terceiro título do clube na competição em um período de seis anos.
Flamengo ganha reconhecimento internacional
A indicação coloca o futebol rubro-negro ao lado de equipes de destaque no cenário europeu. O Arsenal aparece na relação depois de conquistar o Campeonato Inglês e alcançar a decisão da Liga dos Campeões.
O Bayern de Munique também integra o grupo de finalistas após uma campanha dominante no Campeonato Alemão, encerrada com apenas uma derrota.
Atual vencedor da premiação, o Paris Saint-Germain voltou a ser lembrado depois de conquistar novamente a Champions League e o Campeonato Francês.
A principal surpresa da lista é o Bodo/Glimt. O clube norueguês avançou até as oitavas de final da Liga dos Campeões após resultados importantes contra Manchester City e Atlético de Madrid na fase de liga. Nos playoffs, eliminou a Inter de Milão com duas vitórias e vantagem de 5 a 2 no placar agregado.
Nominated for the 2026 Men's Club of the Year
— Ballon d'Or (@ballondor) September 8, 2026
🏴 Arsenal
🇩🇪 Bayern Munich
🇳🇴 Bodø/Glimt
🇧🇷 Flamengo
🇫🇷 Paris-SG
Follow our live on https://t.co/tzQSMLbRtM#ballondor pic.twitter.com/GhyFozGS4R
Reconhecimento ao trabalho realizado no Flamengo
Para Leonardo Jardim, a indicação possui grande peso internacional e representa um reconhecimento ao trabalho desenvolvido dentro do clube. O treinador também fez questão de destacar a participação de profissionais de diferentes setores na trajetória que levou o Flamengo à disputa.
— Estar no grupo dos melhores e ser selecionado para o Bola de Ouro de clubes é um prêmio com muito impacto no mundo do futebol. Com certeza, eu como treinador é uma enorme satisfação neste momento estar a trabalhar para o Flamengo. Quero parabenizar todos aqueles que nas diversas áreas ajudaram o clube a chegar a este nível. É um reconhecimento internacional do trabalho desenvolvido no Flamengo, também é uma mensagem extremamente forte para os nossos torcedores saber que o nosso clube é um dos mais representativos do mundo. Para já é um orgulho muito grande fazer parte disto. - disse o treinador
O diretor de futebol José Boto também ressaltou a dimensão da indicação. Segundo ele, a presença entre os candidatos representa uma conquista para todos os profissionais envolvidos no futebol do Flamengo e reforça um legado construído pelo clube.
— Para já é um orgulho muito grande fazer parte disto. Isto é um prêmio muito importante, para os europeus tem mais importância que o prêmio da FIFA, e um clube sul-americano ser nomeado para este prêmio é uma honra para todos nós que trabalhamos aqui no futebol do Flamengo. É uma honra para esta gestão do presidente Bap, é também uma honra e deve-se também ao trabalho do Filipe Luís e agora ao nosso trabalho aqui, de todos nós, daqueles que dão a cara mas daqueles também que não se vêem e que fazem com que o Flamengo hoje tenha standards de clube europeu. O facto de ter sido nomeado já é um prêmio para o clube. - afirmou o Boto.
Capitão e camisa 10 do Flamengo, Arrascaeta também comemorou a presença do clube na disputa e destacou a dimensão mundial do reconhecimento.
— É um reconhecimento a nível mundial, um privilégio muito grande. Acredito que todo torcedor tem que se sentir orgulhoso do clube estar representado num prêmio dessa magnitude.É motivo de orgulho para todos nós que trabalhamos no dia a dia e mostra que o Flamengo está no caminho certo. Muito feliz, né? Acho que é uma honra muito grande
Barcelona lidera lista feminina
A Bola de Ouro também revelou os cinco clubes que concorrem ao prêmio de melhor equipe feminina. Barcelona, Bayern de Munique, Club América, Manchester City e OL Lyonnes foram os escolhidos.
O Barcelona chega à disputa depois de uma temporada marcada por quatro conquistas: Liga dos Campeões, Campeonato Espanhol, Copa da Rainha e Supercopa da Espanha.
Já o Bayern de Munique venceu todas as três competições nacionais que disputou, conquistando o Campeonato Alemão, a Copa da Alemanha e a Supercopa.
O Club América entrou para a história ao se tornar o primeiro clube mexicano campeão da Champions Cup. Manchester City e OL Lyonnes completam a lista de concorrentes.
Cerimônia será realizada em Londres
Os vencedores das categorias de clubes serão anunciados na cerimônia da Bola de Ouro, marcada para 26 de outubro, em Londres. O evento também premiará os principais jogadores, jogadoras e treinadores da temporada.
Para o Flamengo, a indicação representa a presença do clube em uma das principais premiações do futebol mundial e amplia o reconhecimento internacional alcançado após a sequência de conquistas de 2025.
