O Flamengo se pronunciou nesta sexta-feira (13) sobre a reportagem publicada pelo portal UOL, assinada pelo jornalista Rodrigo Mattos, que apontava uma suposta redução de caixa e dificuldades financeiras após uma série de gastos do clube. Em nota oficial, o Flamengo negou as alegações e esclareceu que as Demonstrações Financeiras de junho de 2024 estão dentro do previsto no orçamento.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADEO clube enfatizou que o resultado econômico e o caixa estão melhores que o planejado, refutando a narrativa de dificuldades financeiras. Segundo o comunicado, a matéria foi baseada em informações de conselheiros da oposição, com análise da comissão de finanças do Conselho Deliberativo, ligada a um apoiador de um candidato oposicionista.
A diretoria rubro-negra também explicou que os investimentos em atletas são feitos a prazo e que as receitas recorrentes recentemente renovadas garantem a saúde financeira do Flamengo. O clube destacou que esses contratos permitem manter as obrigações financeiras em dia, além de possibilitar a reformulação do elenco para a temporada.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADEEntre os principais investimentos, o Flamengo lembrou da recente aquisição do terreno do Gasômetro, onde planeja construir seu estádio, um projeto antigo da Nação rubro-negra. O clube também mencionou a expectativa de encerrar o ano de 2024 com saldo positivo, mesmo com os investimentos realizados.
A nota ressaltou ainda que a atual gestão é a que mais gerou receitas, pagou dívidas e conquistou títulos na história do Flamengo, além de investir no patrimônio, como o CT George Helal e a licitação do Maracanã.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADEVeja nota na integra:
O Clube de Regatas do Flamengo, tendo em vista a matéria do portal UOL, escrita pelo jornalista Rodrigo Mattos, na data de hoje, dia 13 de setembro de 2024, com o título “Flamengo tem redução de caixa e aperto financeiro após série de gastos”, vem a público esclarecer alguns pontos.
As Demonstrações Financeiras de junho deste ano, publicadas pelo clube, estão em linha com o seu orçamento. O Flamengo apresentou um resultado econômico e um caixa melhor do que o orçado para o período.
Atualmente, o clube vive um ambiente político devido à proximidade das eleições e o jornalista acima citado reconhece que o assunto surge de informações que recebeu de conselheiros da oposição. A matéria cita uma análise feita pela comissão de finanças do Conselho Deliberativo, subordinada a um apoiador declarado de um candidato de oposição, que levou em consideração premissas não oficiais para emplacar uma narrativa de que os investimentos feitos pelo Flamengo possam causar dificuldades financeiras ao clube.
A respeito dos investimentos em atletas, os valores mencionados na matéria são econômicos, que não se refletem na mesma medida no caixa. Como mostra o histórico das nossas contratações, elas são, em sua maioria, feitas a prazo e o clube tem contratos recentemente renovados de receitas recorrentes, com valores acrescidos, suficientes para manter a sua saúde financeira e o cumprimento de suas obrigações em dia.
Foi graças a esta saúde financeira que o Flamengo pôde reformular seu elenco diante dos desafios que a temporada nos impôs, participar do leilão promovido pela Prefeitura do Rio de Janeiro e arrematar o terreno do Gasômetro para a construção do seu estádio, sonho antigo de toda a Nação. Decisão esta que foi aprovada pelo Conselho Deliberativo do clube.
A expectativa para o final do ano de 2024 é de um resultado positivo, mesmo com todos esses investimentos, e um caixa equilibrado o suficiente para manter a sua operação e um elenco qualificado em alto nível, capaz de seguir disputando todos os campeonatos com protagonismo, honrando a sua história vencedora.
Vale ressaltar que a atual gestão é a que mais gerou receitas, entregou lucro, pagou dívidas, conquistou esportivamente e investiu em patrimônio na história do Flamengo, com reconhecidas melhorias na sede, arrematando o terreno do estádio, vencendo a licitação do Maracanã e ampliando e modernizando o Centro de Treinamento George Helal. Tudo isto tendo as melhores práticas de gestão e a responsabilidade financeira norteando todas as nossas decisões.
Saudações rubro-negras!
Com a saúde financeira mantida, o Flamengo continua focado em disputar todas as competições com protagonismo, honrando sua história vitoriosa.
Imagem: Divulgação
Clique aqui para ver mais notícias do Fla