O Flamengo, que já lida com a ausência de Pedro até o final da temporada, corre o risco de perder mais uma opção de centroavante no Campeonato Brasileiro. Carlinhos foi expulso na derrota por 3 a 2 contra o Grêmio, no último domingo, em Porto Alegre, e será julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Além da expulsão, o árbitro Matheus Candançan relatou na súmula que o atacante desferiu um soco na cabine do VAR ao sair de campo, danificando a estrutura.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADEExpulsão e incidente com o VAR
Na súmula, Candançan justificou a expulsão de Carlinhos por conduta violenta, afirmando que o atacante deu um tapa no rosto do defensor Walter Kannemann fora da disputa de bola. Após a agressão, o jogador do Grêmio precisou de atendimento médico, mas seguiu no jogo. No caminho para o vestiário, Carlinhos, irritado, quebrou o acrílico da cabine de revisão do VAR com um soco.
O procurador-geral do STJD ainda não formalizou a denúncia, mas a expectativa é que Carlinhos seja enquadrado no artigo 219 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê punição por "danificar praça de desportos". Caso a denúncia seja confirmada, o atacante pode pegar uma suspensão de 30 a 180 dias, além de multa e indenização pelos danos causados.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADECaso semelhante e possíveis punições
O caso de Carlinhos remete à punição sofrida pelo goleiro Gatito Fernández, do Botafogo, em 2020. Na ocasião, o jogador também quebrou uma cabine do VAR e foi suspenso por três jogos, além de multado em R$ 26,6 mil. Gatito gravou um vídeo pedindo desculpas pelo incidente, reconhecendo o erro.
Se condenado, Carlinhos pode sofrer uma punição semelhante, o que seria mais um desfalque para o técnico Tite, que já não conta com o jogador na Copa do Brasil, uma vez que ele atuou pelo Nova Iguaçu no torneio. Sem Pedro e, possivelmente, sem Carlinhos, as opções de Tite para o setor ofensivo se restringem a Gabigol e Bruno Henrique, que vem sendo improvisado como centroavante.
O Flamengo agora aguarda o desdobramento do caso no STJD para saber a extensão das punições que Carlinhos poderá enfrentar.
Imagem: Divulgação
Clique aqui para ver mais notícias do Fla