Mesmo com desgaste físico de jogadores, Sampaoli não pretende reduzir pagada nos treinos


Lance!: No último domingo (21), o Flamengo venceu o Corinthians por 1 a 0, em jogo do Brasileirão, com desfalques importantes por problemas físicos. Everton Ribeiro, com lesão confirmada, e Arrascaeta, que sentiu incômodo no aquecimento, e Léo Pereira, que jogou até o fim mesmo com dores, são exemplos. Ao final do duelo, o técnico Jorge Sampaoli falou sobre a questão e comunicou que não pretende reduzir a pegada dos treinos.


Questionado sobre os recorrentes casos de problemas físicos (principalmente musculares), Sampaoli foi contundente ao afirmar que são consequência do trabalho. O técnico, inclusive, não teve 'papas na língua' ao dizer que o desenvolvimento do elenco do Flamengo não estava sendo feito da forma correta até sua chegada.

- Não há como o time ter o estilo que desejo se não tiver uma preparação excessiva e regular. E seguramente, no desenvolvimento, o time vai ter altos e baixos até que alcance uma qualidade física, técnica, tática e coletiva que permita um desenvolvimento normal. Evidentemente eu cheguei porque não estava normal, então minha obrigação é normalizar isso.


Jorge Sampaoli, inclusive, bateu na tecla da intensidade dos treinos e, praticamente, afirmou que não tem como evoluir sem 'conviver com novas lesões'. Entende-se, então, que o técnico não vai abrir mão de suas filosofias para "poupar" o elenco, apesar a recorrência das lesões.

- Eu recebi o time de uma forma e a única maneira de fazer o time jogar do jeito que eu quero é trabalhando. Não tem como melhorar o time de outra forma e isso tem uma consequência. Para jogar na intensidade que eu pretendo é trabalhando e eu quero ainda muito mais.


Utilizando como exemplo apenas o mês de maio, o Flamengo comunicou 12 problemas físicos no elenco. No caso, é importante destacar que não se tratam de lesões confirmadas, mas um combo de incômodos que foram/serão reavaliados. Veja tabela:

02/05 - Lesão de Gerson (adutor esquerdo)

06/05 - Pedro com entorse no tornozelo esquerdo

08/05 - Lesão de Thiago Maia (quadríceps da perna direita)

10/05 - Pedro sente incômodo no adutor

11/05 - Pedro tem lesão confirmada no adutor direito

13/05 - Em jogo contra o Bahia, cinco substituições foram feitas durante o intervalo - Cebolinha (entorse no tornozelo), Matheus França (pancada no joelho), David Luiz (posterior da coxa direita), Matheus Cunha (dores no quadril e na coxa direita), Thiago Maia (desgaste)

14/05 - Após reavaliação, Cebolinha e França iniciam tratamento - Cunha e David Luiz fazem exames.

15/05 - David Luiz tem lesão confirmada na posterior da coxa direita - Matheus Cunha tem inflamação no quadril

21/05 - Lesão de Everton Ribeiro (anterior da coxa esquerda)

21/05 - Arrascaeta sente incômodo na posterior da coxa direita - Léo Pereira sente o músculo da posterior da coxa esquerda - Erick Pulgar tem cãibra - Matheus França apresenta dores na lombar.


Além do ritmo acelerado nos treinamentos, o Flamengo de Jorge Sampaoli também prega intensidade com a bola rolando. No jogo contra o Fluminense, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, por exemplo, o Rubro-Negro teve atuação definida em pressão e blocos altos. O Fla anulou o time de Fernando Diniz e fincou o Tricolor em seu campo defensivo, esquema que requer ímpeto e força física.

Para o próximo compromisso da temporada, já na quarta-feira (24), o Flamengo ainda pode confirmar a ausência de Arrascaeta. O meia vai ser reavaliado nesta segunda-feira (22) visando o jogo contra o Ñublense, pela Copa Libertadores da América. O departamento médico irá avaliar se o meia viaja ou não com a delegação para o Chile.

Imagem: Divulgação

- // -

Clique aqui para ver mais notícias do Fla

Postar um comentário

0 Comentários