Fla voa na reta final com planejamento e bate recordes físicos contra SPFC


Muita gente torceu o nariz, mas o planejamento da comissão técnica de Dorival Júnior de montar times diferentes para as Copas e o Campeonato Brasileiro mostra-se cada vez mais acertado. Além de atingir o objetivo de se classificar às finais da Libertadores e da Copa do Brasil , o Flamengo chega na reta final da temporada com números físicos de dar inveja e destoando dos adversários, que têm apresentado problemas de ordem médica. Na vitória contra o São Paulo por 1 a 0, por exemplo, três jogadores rubro-negros atingiram seus recordes pessoais em 2022.


O UOL Esporte apurou tais dados extraídos diretamente dos GPS 's dos atletas. Gabigol e Filipe Luís, por exemplo, atingiram seus ápices no tópico "distância em alta intensidade", que se refere à quantidade percorrida acima de 21 km/h. Ambos percorreram quase 1 km nesta partida. Gabigol, de 26 anos, chegou aos 956 metros e o lateral esquerdo, de 37 anos, aos 853 metros.


"Esses números são significativos, pois tratam das distâncias percorridas em alta intensidade. Ou seja, em alta velocidade [acima de 21km]. Mostra o condicionamento deles para alcançar isso, como também para manter. Quanto maior a distância percorrida em alta intensidade, maior o desgaste do atleta. Isso mostra que estão condicionados. Por isso a importância do trabalho realizado e o equilíbrio com a recuperação", disse ao UOL Esporte o Gerente de Saúde e Alto Rendimento do Flamengo, Márcio Tannure.


Após a partida, Filipe Luís comentou sobre sua disputa por posição com Ayrton Lucas, 12 anos mais novo. Experiente e com um currículo admirável na Europa, o lateral elogiou o companheiro, mas destacou sua determinação no dia a dia para "vender caro" a vaga.

"O momento do jogador chega. Os jovens começam a atropelar os mais velhos, porque eles vêm com mais força, mais velocidade, mais vontade, tudo mais. Eu não quero entregar o meu posto assim, eu quero que ele arranque de mim. Então, toda vez que eu entro no campo, dou o máximo também, para ele ter que dar o máximo. Eu vou vender caro essa vaga. Isso faz com que os dois cresçam", disse o lateral.


Já o volante João Gomes atingiu seu recorde pessoal com incríveis 98% de "intensidade nas ações", que se refere às mudanças de direção, frenagem, "sprint", desaceleração, situações em que o jogador é exigido fisicamente ao extremo. No total, foram 108 ações.

Destes três jogadores na partida contra o São Paulo , Gabigol e Filipe Luís atuaram os 90 minutos. Já o volante João Gomes foi substituído aos 43 minutos do segundo tempo para a entrada de Matheus França.


Sintonia entre departamento de saúde e comissão técnica

Internamente, o Flamengo aponta a sintonia estabelecida desde o início entre o departamento de saúde e a comissão técnica de Dorival Júnior como a chave do sucesso físico da equipe nesta temporada. O elenco, por exemplo, já está há mais de três meses sem uma lesão muscular.

Para se chegar à decisão de poupar um atleta para uma partida, todo um processo é feito desde as primeiras horas após o jogo anterior, quando os GPS's são coletados para as análises individuais. A partir dali, um relatório é passado ao Gerente de Saúde e Alto Rendimento, Márcio Tannure, que verifica os índices. Às segundas-feiras são feitas as reuniões com a comissão técnica e nelas são passadas a Dorival as condições dos jogadores: quem está "inteiro", quem pode jogar até 45 minutos, e demais detalhes.

"Isso mostra a certeza do nosso planejamento. Fica mais fácil ter controle dos resultados quando existe um alinhamento entre comissão técnica e departamento de saúde. É importante que a gente chegue em um momento decisivo no nosso ápice. O desafio agora é manter isso", ressaltou Tannure.


Já Dorival Júnior faz questão de ressaltar também a confiança depositada pela diretoria no planejamento estabelecido:

"Temos que ter cuidados sempre. Para mim, foram decisões importantes, respaldadas pela nossa diretoria, conversadas pormenores com todos para que não tomássemos atitudes desnecessárias e que fossem contrárias às vontades do nosso clube. Tudo que foi feito, foi com consciência, tranquilidade e equilíbrio".

Fonte: Uol
Imagem: Divulgação

- // -

Clique aqui para ver mais notícias do Fla

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.