Além do Flamengo, só outros dois times conseguiram disputar finais da Copa do Brasil e Libertadores no mesmo ano


Na última quarta-feira (14), o Flamengo confirmou sua vaga na final da Copa do Brasil ao derrotar o São Paulo no Maracanã por 1 x 0 (agregado 4 x 1). Com isso o Mengão terá duas finais pela frente, uma vez que a equipe também luta pela conquista da Copa Libertadores da América. E o clube entra para um ‘grupo seleto’ no Brasil, uma vez que apenas Grêmio e Palmeiras conseguiram o mesmo feito no passado.


Em 1995 o Imortal garantiu o título da competição sul-americana ao vencer o Atlético Nacional-Col, com placar agregado de 4 x 2. Já na Copa do Brasil o clube gaúcho acabou derrotado pelo Corinthians após derrotas em São Paulo e Porto Alegre (agregado 3 x 1 para a equipe paulista).


O Verdão chegou em ambas as finais na temporada 2020. Na competição nacional o título foi conquistado em cima do Grêmio com vitórias em Porto Alegre e São Paulo (agregado 3 x 0). Já na Libertadores a conquista foi em jogo único, contra o Santos, pelo placar de 1 x 0. Um fato interessante é que por conta da pandemia as finais foram realizadas em 2021.

Times da Libertadores fora da Copa do Brasil
Outro ponto importante a ser citado é que de 2001 até 2012 a CBF fez uma alteração no regulamento e clubes que disputavam a Copa Libertadores da América não podiam disputar a competição nacional.


Já em 2013 a entidade voltou a incluir as equipes envolvidas na competição sul-americana, Inicialmente os times entravam direto na fase de oitavas de final. Depois, após alguns anos uma nova mudança, com os clubes da Libertadores entrando na 3ª fase da Copa do Brasil.

Mais informações do Mengão
O Flamengo terá um espaço mais curto entre as finais comparado com os dois outros times citados. Em 2022 a equipe carioca irá disputar as decisões da Copa do Brasil nos dias 12 e 19 de outubro. Já 10 dias depois do segundo jogo (29), acontecerá a decisão contra o Athletico Paranaense.

Em 1995 o Grêmio teve três meses entre a decisão do campeonato nacional e posteriormente do torneio sul-americano, enquanto o Palmeiras teve 29 dias entre a disputa contra o Santos e posteriormente o 1º jogo contra o Grêmio.

Fonte: Torcedores.com
Imagem: Divulgação

- // -

Clique aqui para ver mais notícias do Fla

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.