Zico faz forte desabafo sobre seleção, rebate quem o critica por falta de Copa do Mundo e revela único arrependimento




ESPN: Multicampeão com o Flamengo e nome histórico no futebol japonês, Zico, um dos maiores de toda a história do futebol brasileiro, ficou marcado de certa maneira por fazer parte de uma geração brilhante, mas que não conseguiu trazer uma Copa do Mundo para o Brasil.



Em entrevista ao Charla Podcast, o ‘Galinho de Quintino’ falou sobre o tema e disse que não se sente mal por não ter conquistado um Mundial com a ‘Amarelinha’. "Até hoje as pessoas acham que isso parece coisa de outro mundo. Deus não quis, paciência. Eu ganhei coisas que não sei se merecia ou não. Procurei ganhar, mas não foi possível. Futebol é isso, é do jogo".

Zico fez parte da seleção brasileira nas Copas de 1978, 1982 e 1986. Na primeira delas, o Brasil ficou na terceira colocação. Porém, os maiores traumas vieram nos Mundiais seguintes. Com uma equipe estrelada e diversos craques, o Brasil perdeu a fatídica partida para a Itália, que seria campeã do mundo, por 3 a 2, e deu adeus à competição em 1982.



O camisa 10 do Flamengo ficou marcado quatro anos depois. Nas quartas de final da Copa de 1986, diante da França, Zico saiu do banco de reservas no segundo tempo e desperdiçou um pênalti logo em suas primeiras jogadas, quando a partida estava 1 a 1. O confronto foi para a prorrogação e, em seguida, às penalidades.

Na marca da cal, Sócrates e Júlio Cesar perderam para o Brasil e apenas Platini desperdiçou o da França, que venceu por 4 a 3 e seguiu no Mundial. Zico foi apontado como um dos culpados pelo fracasso na Copa do México. Ao Charla, o craque desabafou sobre o tema e deu sua visão sobre o que aconteceu nos Mundiais que disputou.



"Não faz falta nenhuma (ser campeão do mundo). Todo mundo quer ganhar, mas do outro lado também tem gente com o mesmo objetivo. Principalmente em 82, tínhamos um time e jogamos para isso. Em 78, você começa a Copa, faz um gol e o juiz acaba o jogo, imagina, mudava a história da Copa. Em 86, eu não queria ir por causa do problema no joelho, tinha que operar, sabia. Talvez se eu não tivesse ido, ninguém ia falar nada de Copa do Mundo. Como teve o caso do pênalti, aí é 'não ganha nada, não fez nada'".

"Como não fez nada? E pra seleção ir pra Copa do Mundo? Ela foi sozinha? Não foi. Ela teve que classificar. E o número de vitórias que se teve até lá? Sabe quantos jogos oficiais eu perdi pela seleção? Só o da Itália, mais nenhum. Os outros foram dois amistosos. Sabe quantos jogos eu levei 3 gols pela seleção? Só o da Itália. Vê quantos jogos e gols eu fiz. Não ganhou, tudo bem, mas a participação individual e coletiva é muito grande. Mas tudo bem, o cara não tem o que falar, fala sobre o pênalti e outras coisas", disse o craque.



"Sinceramente, não tenho nenhum trauma quanto a isso. A única coisa que eu tenho é isso: ter desrespeitado a vontade do meu coração. Em 86 ter ido, não deveria ter ido, pedi para não ir e acabei... o futebol falou mais alto, aquela coisa. Não tem ideia do que foi feito, jogar sabendo que tem que fazer uma cirurgia, que não pode fazer tal movimento. Todo mundo sabia, não era só eu", finalizou.

Zico ainda teria possibilidade de disputar a Copa do Mundo de 1990. Porém, o ex-Flamengo explicou que não tinha condições psicológicas de suportar um quarto Mundial com a camisa da seleção brasileira. "Não estava nas melhores condições. Por tudo que aconteceu em 86, não tinha condições psicológicas. Física e técnica talvez até tivesse, mas a cabeça não estava boa não".


- // -

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Imagem: Divulgação

Postar um comentário

17 Comentários

  1. O zico e medroso nunca quis treinar o flamengo e medroso não se garante e froxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele está certo zelar pelo nome dele vc não sabe o que é ser ídolo de uma torcida tão grande

      Excluir
  2. Zico é um exemplo de atleta para ser seguido por quem quer ser um vencedor, para mim foi o melhor em campo sempre

    ResponderExcluir
  3. Zico: você foi craque, genial, bem como foi e é pessoa exemplar, correto, íntegro, não dê importância a essas críticas de não ter ganho uma copa do mundo. É do futebol, do jogo, do esporte, nem sempre os melhores ganham, nem sempre as coisas acontecem como se quer, como foram planejadas. Muitos outros grandes jogadores brasileiros também não ganharam finais em que o Brasil era muito melhor, como em 1950, 1998, e também tivemos o desastre inexplicável do 7 a 1 em 2014.

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Você não sabe nem se a bola é quadrada ou redonda

      Excluir
  5. Zico foi um líder dentro e fora de campo! Canhou praticamente tudo! Um exemplo de jogador e pai de família! Parabéns gatinho vc jogava muita bola! Saudades!

    ResponderExcluir
  6. Esse cara era um craque dispensa comentários jogou muito tive o privilégio de ver jogar no Arruda quando ele fez três golaços

    ResponderExcluir
  7. Zico não ganhou uma copa do mundo? Azar o dela.



    ResponderExcluir
  8. Sou tricolor mas o Zico é ídolo de todos que gostam do futebol. Zico foi um grande jogador e sempre foi um exemplo de atleta e de homem. Queria conhecer Zico pessoalmente, como sei que isso será praticamente impossível fico na torcida para que Ele se recupere da cirurgia que fez meses atrás e tenha vida muito longa e feliz.

    ResponderExcluir
  9. bertoldokuhnen34@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Se não tinha condições por que foi!

    ResponderExcluir
  11. Criticar e muito fácil difícil e ser o que ele no mundo do futebol,tenho orgulho de ter visto ele levar o Flamengo ao topo do mundo ...parabéns Zico

    ResponderExcluir
  12. Uma verdadeira geladeira

    ResponderExcluir
  13. Depois do Pelé ele foi o melhor. Com mais de 350 gols no Maracanã, isso por si só diz tudo sobre esse jogador. Os números dele são demais, jogador com uma cobrança de falta incrível, dedicado e acho que deveria ser valorizado ainda mais pelo Flamengo.

    ResponderExcluir
  14. Zico vc foi genial o maior craque que já vi jogar, vc não perdeu a copa com aquela mágica seleção, a ingrata da copa que perdeu vc ! Fica na paz meu craque e ídolo !

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário