Paulo Sousa faz a diferença e consegue fazer João Gomes crescer e desistir de saída




Por Fred Gomes | GE: João Gomes virou xodó da torcida do Flamengo e, como dizem os modernos, tornou-se um volante "box to box", que transita entre as duas áreas do campo com facilidade e vigor físico. Há pouco o panorama era bem diferente, e Paulo Sousa foi figura decisiva para transformar um jogador "escanteado" em peça importante da equipe.



Mais do que isso. O português, à base de muita conversa e trabalho, tirou da cabeça de Gomes a ideia de deixar o Flamengo em busca de mais minutos. Terminada a temporada em que acabou preterido por Renato Gaúcho no segundo semestre, afirmou a diretores, familiares e amigos que queria sair.

Ainda em Lisboa, Paulo encantou-se com João Gomes enquanto estudava o elenco rubro-negro. Ao chegar no Ninho do Urubu, pediu mais informações a respeito do volante e confirmou suas impressões na pré-temporada. Avaliou-o como atleta de muita força física, dinamismo com e sem a bola e qualidade nos passes curtos, características que considera importantes para o sistema de jogo que implementou no Flamengo.



Argumentos de Paulo fazem Gomes desistir da ideia de deixar o Fla

O torcedor mais atento já reparou que Paulo Sousa costuma conversar bastante com João Gomes durante as partidas, sobretudo nas paradas técnicas. Mas a atenção especial começou a ser dada ainda nos primeiros treinamentos, principalmente porque já sabia que o volante queria respirar novos ares. Em papo individual, Gomes deixou claro que estava insatisfeito e tinha proposta para deixar o Flamengo.

Àquela altura, o Al Ain, dos Emirados Árabes, batia à porta do Flamengo pela segunda vez consecutiva com proposta de US$ 5 milhões por 50% dos direitos econômicos de Gomes. Fortaleza e Santos tentaram o empréstimo, mas já sabiam que dificilmente teriam sucesso.



Paulo Sousa se surpreendeu com a personalidade de Gomes, que, às vésperas de completar 21 anos, pensava em dar novo rumo à carreira devido à pouca utilização. Chegou junto no garoto e o pediu que repensasse seus planos pois se tornaria peça importante na temporada. Foi além e disse que, pela qualidade e potencial apresentados, não devia mirar mercados secundários e sim ter a Europa como meta.

Atuando pelo profissional desde outubro de 2010, Gomes tem 66 jogos e dois gols pelo Flamengo

Depois de reforçar ao pupilo que ele estava em um grande clube que lhe possibilita alta competitividade e briga constante por títulos, comprometeu-se a ajudar João Gomes a desenvolver o próprio futebol, corrigindo algumas situações e lapidando outras. Para isso, sugeriu um voto de confiança mútuo. João aceitou e comprou a ideia do treinador.



Líder de desarmes do Carioca

Ao lado de Willian Arão, Gomes é o jogador que mais jogos disputou pelo Flamengo em 2022 (sete com Paulo Sousa e um com Fábio Matias). É o líder de desarmes certos do Campeonato Carioca, com 19. Na temporada, são 22 no total - média de 2,75 por partida. Após estrear pelo clube com 3 a 0 sobre o Boavista, em 2 de fevereiro, o português rasgou elogios ao volante e explicou por que conversou tanto com ele durante a partida.

- O João fez um jogo extraordinário, com muito mais dinamismo em relação ao jogo anterior, contra o Volta Redonda. Acho que nos 45 minutos que ele jogou (contra o Voltaço), mesmo não perdendo bola nenhuma e com boa capacidade de jogo, teve pouco dinamismo. Ou seja, foi um pouco lento. Hoje esteve muito bem seja na organização defensiva ou ofensiva.

- O que fui lhe dizendo é que entendesse os espaços e tempos da ocupação. Muitas das vezes aproxima-se demasiadamente da bola, retirando espaço para ele próprio e do colega que tem a bola. É ir entendendo um pouco isso de forma a poder melhorar e corrigir o posicionamento para ele ser mais influente no jogo - afirmou o treinador.

As conversas dos jogos se intensificaram nos treinamentos, e João Gomes não se arrependeu de ter ficado no clube do coração. Confidencia às mesmas pessoas a quem havia manifestado o desejo de sair que tomou a decisão correta. João está feliz no Flamengo, e o Flamengo feliz com ele.


- // -

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Imagem: Fred Gomes

Postar um comentário

0 Comentários