domingo, 5 de setembro de 2021

Por que Andreas Pereira e Willian não tiveram de cumprir quarentena?




Uol: A suspensão da partida entre Brasil x Argentina , pelas Eliminatórias da Copa do Mundo , na tarde de hoje (5), após intervenção da Anvisa, fez com que torcedores questionassem os casos de Andreas Pereira, reforço do Flamengo , e Willian, recém-chegado ao Corinthians , que vieram da Inglaterra nesta janela de transferências — o primeiro estava no Manchester United e o segundo no Chelsea.



A questão é que a restrição imposta aos estrangeiros, e na qual os argentinos foram enquadrados, não se aplica aos brasileiros natos ou naturalizados.

Willian, que assinou com o Timão, nasceu em São Paulo, portanto, é brasileiro nato. Já Andreas Pereira, que nasceu na Bélgica, é filho de mãe brasileira e tem a nacionalidade do país. Não à toa, inclusive, já foi convocado para a seleção pelo técnico Tite .



" Art. 1º Esta Portaria dispõe sobre a restrição excepcional e temporária de entrada no País de estrangeiros de qualquer nacionalidade, nos termos do disposto no inciso VI docaputdo art. 3º da Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, em decorrência de recomendação técnica e fundamentada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa por motivos sanitários relacionados com os riscos de contaminação e disseminação do coronavírusSARS-CoV-2(covid-19).

Art. 2º Fica restringida a entrada no País de estrangeiros de qualquer nacionalidade, por rodovias, por outros meios terrestres ou por transporte aquaviário.

Art. 3º As restrições de que trata esta Portaria não se aplicam ao:

I - brasileiro, nato ou naturalizado ", diz trecho do Diário Oficial publicado em 24 de junho deste ano.



Brasil e Argentina se enfrentariam nesta tarde, na Neo Química Arena, em São Paulo. O intuito da Anvisa, ao parar o jogo, foi impedir que os quatro jogadores que vieram da Inglaterra — o goleiro Emiliano Martínez, o zagueiro Cristian Romero, o volante Lo Celso e o meia-atacante Emiliano Buendía — disputassem o confronto. Diante da intervenção com a bola rolando, a seleção argentina deixou o campo e foi para o vestiário.

A confusão à beira do campo começou aos cinco minutos. Funcionários responsáveis pela operação do jogo tentaram impedir a entrada no campo, mas não conseguiram. Minutos depois, toda a seleção argentina deixou o gramado, apesar de os quatro jogadores envolvidos serem o goleiro Emiliano Martínez, o zagueiro Cristian Romero, o volante Lo Celso e o meia-atacante Emiliano Buendía.



No início da tarde, a Anvisa chegou a emitir um comunicado no qual apontou "risco sanitário grave, e por isso orientou às autoridades em saúde locais a determinarem a imediata quarentena dos jogadores, que estão impedidos de participar de qualquer atividade e devem ser impedidos de permanecer em território brasileiro".


- // -

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Imagem: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário