Perguntas e respostas: entenda como funcionará a volta da torcida do Flamengo ao Maracanã




Por Marcelo Antônio | O Globo: A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) autorizou o retorno do público ao Maracanã , de forma gradual, seguindo protocolos sanitários em meio à pandemia da Covid-19. O parecer da pasta é uma resposta favorável ao pedido apresentado pelo Flamengo, que voltará a ter seus torcedores na arquibancada do estádio depois de um ano e meio.



A princípio, os jogos vão admitir a presença de 35% a 50% da capacidade máxima do estádio. Mas quem quiser comprar ingressos e voltar a frequentar o Maracanã precisará cumprir uma série de exigências. Tira suas dúvidas neste perguntas e respostas elaborado pelo GLOBO.

Quais jogos terão presença de público?

Neste primeiro momento, três partidas do Flamengo vão integrar a série de eventos-teste da Prefeitura do Rio. As duas primeiras serão contra o Grêmio: no dia 15, pelas quartas de final da Copa do Brasil, e no dia 19, pelo Brasileirão. A última será no dia 22, diante do Barcelona-EQU, pela semifinal da Libertadores (este jogo está marcado para o Mané Garrincha, em Brasília, mas deve ser transferido).



Qual será a capacidade de público desses jogos?

A quantidade permitida de público irá crescer a cada jogo, partindo de 35% e chegando a 50% da capacidade total do estádio. No dia 15, será autorizada a presença de 24.783 torcedores; no dia 19, 28.324, correspondendo a, aproximadamente, 40% da capacidade máxima do Maracanã. Por fim, no dia 22, até 35.045 pessoas terão a chance de ir ao jogo.

Apenas o Flamengo jogará com público?

Neste primeiro momento, sim. A Prefeitura atendeu a um pedido clube para mandar seus jogos no estádio com torcida. Serão eventos-teste, que podem abrir as portas para outros times.



Quais são as exigências sanitárias para ir ao estádio?

O torcedor precisará apresentar o comprovante de vacinação e um exame RT-PCR de resultado negativo. Um documento não anula a necessidade do outro, ou seja, mesmo aqueles imunizados com duas doses terão que ser submetidos a testes de Covid-19. Os que tiverem recebido apenas a primeira dose poderão comparecer, desde que tenham a segunda marcada para data futura. Aqueles que faltaram à aplicação da dose complementar não estarão aptos.

Como será feita a venda de ingressos?

O público precisará se cadastrar em um sistema online e apresentar o comprovante de vacinação e o teste RT-PCR ou antígeno para Covid-19 feito até 48 horas antes do jogo. Serão aceitos apenas os exames realizados em laboratório credenciado pelo Flamengo.



Quais protocolos sanitários serão seguidos dentro do estádio?

Durante as partidas, deverá ser mantido um distanciamento social de um metro, de acordo com o plano de assentos disponíveis. O uso de máscaras também é obrigatoório. O público será direcionado aos respectivos setores a partir de pulseiras que irá receber na chegada. Será autorizada a entrada com frascos de álcool em gel 70%.

E no pós-jogo?

Pelos 15 dias seguintes às partidas, a Secretaria Municipal de Saúde fará o acompanhamento dos espectadores, a partir dos dados informados pelo laboratório.


- // -

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Imagem: Divulgação

Postar um comentário

0 Comentários