Conheça Alexandre Mendes, 'braço direito' de Renato Gaúcho que ajuda no sucesso do treinador




Por Vladimir Bianchini | ESPN: Com um perfil bastante diferente em relação a Renato Gaúcho, o auxiliar Alexandre Mendes é visto como uma das maiores armas para o sucesso do treinador do Flamengo, que enfrenta o Sport neste domingo, pelo Campeonato Brasileiro.



Conhecido como “Gabeira”, o auxiliar ganhou o apelido do próprio Renato. Apesar da história nunca ter sido esclarecida totalmente, Mendes adora pegar ondas e teria recebido a alcunha em referência à surfista Maya Gabeira, filha do ex-deputado federal Fernando Gabeira.

"Ele é o braço direito do Renato e um cara sensacional. Eles têm um elo muito forte. Ele complementa muito bem o Renato porque tem o que falta ao Renato. É um alicerce", disse Willian Magrão, ex-volante do Grêmio, ao ESPN.com.br.



No dia a dia do trabalho, porém, ele é mais extrovertido e próximo aos atletas. Segundo quem trabalhou com a dupla, é muito comum Mendes comandar várias atividades ao longo dos treinos.

"Muitas vezes o Gabeira dá o trabalho em campo e o Renato olha. O Gabeira gosta dessa parte, e o Renato gosta de lidar com o jogadores e conversar. Ele sabe muito da parte tática e estuda muito", elogiou Magrão.



Parceria dos tempos de Flu

Em 1995, Mendes ainda era um recém formado em Educação Física e auxiliava na preparação do Fluminense quando conheceu Renato, que era o principal astro da equipe tricolor.

Depois de ser promovido a preparador físico, ele chegou a trabalhar mais uma vez com Renato nas Laranjeiras antes de aceitar o convite para acompanhar o amigo que iria assumir o Vasco, em 2005. Foi o começo de uma parceria que renderia muitos títulos nos próximos anos.



A primeira grande conquista da dupla foi a Copa do Brasil de 2007 e depois o vice da Libertadores do ano seguinte, ambos já pelo Fluminense. Em 2010, Mendes passou de preparador físico a auxiliar-técnico de Renato no Grêmio.

Foi no clube gaúcho, a partir de 2016, que eles tiveram a melhor fase da carreira. Em quase cinco anos, venceram Copa do Brasil, Libertadores, Recopa Sul-Americana e mais três Estaduais.



"Ele parece ser um cara muito reservado e tímido, mas cobra tudo o que o jogador possa dar. Ele é muito bacana, respeitoso e agrega muito", disse o volante Cristian, campeão da Libertadores pelo time gaúcho, ao ESPN.com.br.

"É um cara que entende muito de tática e está muito ligado ao que o adversário pode propor no dia. Ele entende muito de futebol, é estudioso e vem com tudo pronto no dia a dia do trabalho. É muito inteligente e competente".



Mendes já passou férias visitando clubes da Inglaterra e da Espanha, chegando a visitar Arthur e Lionel Messi no Barcelona. O auxiliar tem um curso de treinador no currículo e nos tempos de Grêmio comandou o time em várias partidas na ausência de Renato, seja por suspensão ou algum problema médico.

"O Gabeira tem muita porcentagem também nesse sucesso do Renato", afirmou Magrão.

Em 2019, após a eliminação do Grêmio na semifinal da Libertadores para o Flamengo, Renato Gaúcho fez várias provocações ao técnico Jorge Jesus. Ao invés de rebater o treinador, Marcos Braz, vice-presidente de futebol rubro-negro, preferiu elogiar a qualidade de Mendes.



"Não vou falar nada em relação ao Renato. É um grande treinador, tem um auxiliar (Alexandre Mendes) que é fundamental no processo. O auxiliar do Renato é muito acima da média no futebol brasileiro, é esse um dos grandes sucessos lá do Grêmio", disse o cartola, que menos de dois anos depois contratou a dupla.


- // -

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Imagem: Divulgação

Postar um comentário

0 Comentários