No basquete, Flamengo estreia na Champions League e também luta pelo bi da América



O Flamengo tentará conquistar a América pela segunda vez em sua história, e não será apenas no futebol. Nesta sexta-feira, às 21h30, o time de basquete rubro-negro estreia na Basketball Champions League Americas (o DAZN transmite). O primeiro adversário é o Instituto Córdoba, atual vice-campeão argentino, e o desafio da equipe do técnico Gustavo de Conti é buscar um título continental que veio pela primeira, e única vez, em 2014, na Liga das Américas.


Sorteado no grupo C, o Flamengo enfrentará em jogos de ida e volta o Instituto e o Deportivo Valdivia, atual campeão chileno. A primeira fase do campeonato vai até 20 de dezembro, e os dois primeiros colocados avançam às quartas de final.

— É um campeonato com os melhores times das Américas, equivalente à Libertadores no futebol. O Instituto teve uma temporada vitoriosa, sendo vice-campeão argentino e vice-campeão da Liga Sul-americana, reforçou-se muito com ótimos estrangeiros é é um dos favoritos — avalia Gustavo de Conti. — O Valdivia é atual campeão chileno e também se reforçou muito bem. É uma equipe forte, principalmente jogando em casa.


Atual bicampeão brasileiro, com um título pelo Paulistano na temporada 2017/18 e outro pelo Flamengo em 2018/19, Gustavo de Conti reconhece que a rivalidade entre brasileiros e argentinos é grande no basquete, mas não considera que isso afete o desempenho das equipes hoje, e cita outras forças que devem ser consideradas na Champions League

— Há uma rivalidade historica, sem dúvida, mas também acho que já foi o tempo em que o emocional, pensando por esse lado da rivalidade, influência o jogo. Creio que o emocional interfere em todos os jogos, pois todos são decisivos. Além disso, há outros países com equipes favoritas, como México e Uruguai,por exemplo.


Apesar de algumas mudanças pontuais, o Flamengo manteve a base do time campeão brasileiro. A principal baixa foi Anderson Varejão, enquanto os americanos Zach Graham e Leron Black foram os principais reforços, ao lado do brasileiro Léo Demetrio, vindo do basquete espanhol.

— O importante é que mantivemos uma base forte, com Marquinhos, Olivinha, Balbi, Deryk, Jhonatan e Mineiro, além de termos feito contratações pontuais. Estamos muito competitivos para todos os campeonatos que vamos disputar — aposta o treinador rubro-negro.


Com um elenco formado por vários jogadores experientes, com destaque para a dupla Marquinhos e Olivinha, presente no título da Liga das Américas de 2014, o Flamengo surge como um dos favoritos ao título. Gustavo de Conti reconhece essa condição, mas reforça o equilíbrio da competição.

— Isso (a experiência do time) é um dos fatores que nos credencia a ser uma das equipes postulantes ao título, mas não a única favorita. Praticamente todas as equipes têm jogadores internacionais importantes, acostumados com campeonatos internacioais. Tudo é bem igual e em alto nível.


Fonte: https://extra.globo.com/esporte/flamengo/no-basquete-flamengo-estreia-na-champions-league-tambem-luta-pelo-bi-da-america-24054774.html

Curta nossa Página




Postar um comentário

0 Comentários