Instrutores internacionais de árbitros avaliam que Claus acertou ao expulsar Rodinei



O árbitro Raphael Claus acertou ao expulsar Rodinei no lance em que pisou no tornozelo de Filipe Luís, no jogo entre Flamengo e Inter no último domingo, no Maracanã, pelo Brasileirão. A conclusão é de um grupo de instrutores de arbitragem do mundo inteiro – a maior parte deles da América do Sul, mas não só.



Trata-se de gente que já apitou Copa do Mundo e outros grandes torneios de futebol, e hoje é responsável por atuar na formação e no aperfeiçoamento dos árbitros e auxiliares. São pessoas que participam dos eventos promovidos pela Fifa e pelas confederações continentais.

O grupo (ainda) não é formalmente vinculado a nenhuma entidade. Mas é o embrião de uma iniciativa que deverá ser oficializada em breve para trabalhar para padronizar decisões e interpretações.



Diante da repercussão do lance, os 18 integrantes do grupo reviram o lance por todos os ângulos possíveis e concluíram, de maneira unânime, que a decisão correta era mostrar o cartão vermelho a Rodinei. Não houve nenhuma avaliação diferente.

O entendimento dos instrutores é de que a jogada tem como principal característica a intensidade, a força, e que isso pode levar a lesão grave no rival. O local do contato (no tornozelo) e a forma como as travas da chuteira chegam (de cima para baixo) foram entendidas como agravantes.



O fato de que Rodinei não teve intenção de machucar Filipe Luis – o que foi reconhecido pelo próprio lateral do Flamengo – não foi levado em conta pelos instrutores de arbitragem. Essa referência, eles entenderam, não deve ser levada em condição. E sim o risco de lesão.

Essa avaliação é diferente da que fizeram comentaristas (não apenas de arbitragem) da Globo. No programa "Bem, Amigos" desta segunda-feira, Galvão Bueno afirmou que a expulsão foi "fora de propósito".

No Seleção SporTV de segunda-feira, os comentaristas de arbitragem Sandro Meira Ricci, Paulo César de Oliveira e Nadine Basttos também discordaram do cartão vermelho aplicado por Raphael Claus.


- // -

> Veja as últimas informações sobre o Mengão em nossa página principal, Clique Aqui



Fonte: Globoesporte.com

CURTA NOSSA PÁGINA



Postar um comentário

0 Comentários