Conmebol descarta adiar jogo da Libertadores por Covid e determina aplicar WO



A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) decidiu que não adiará jogos da Libertadores ou da Sul-Americana, mesmo se times tenham muitos casos de contaminados pela Covid-19. Reunião do Conselho nesta quinta-feira (13) bateu o martelo que se um time não se apresentar perderá por WO - vitória a uma equipe quando o adversário está impossibilitado de competir.


É diferente da postura que vem adotando a CBF no Campeonato Brasileiro, que tem optado pelo adiamento — houve um em cada uma das três principais divisões até agora. A confederação brasileira, porém, tem uma janela maior do que a Conmebol para ajustar partidas até fevereiro de 2021, quando pretende acabar o Brasileiro. O discurso para Libertadores e Sul-Americana é que não há datas para reagendamento de jogos e isso foi avisado a todos os membros do Conselho.

Por isso que a reunião desta quinta também decidiu aumentar de 30 para 40 o número de inscritos para a sequência dos torneios sul-americanos. A ideia é evitar que uma equipe fique sem atletas para atuar — algo bem improvável já que com sete jogadores se pode iniciar um jogo. Mesmo assim a Conmebol fez questão de crescer a lista para evitar reclamações dos participantes e pedidos de adiamentos caso haja contaminação de vários jogadores.


Na reunião foi dito que isso também faz com que os clubes realmente entendam sua responsabilidade no cumprimento dos protocolos. A Conmebol elaborou um guia médico que exige exames de PCR de toda a delegação 24 horas antes dos jogos e com instruções para viagens — a entidade liberou dinheiro para ajudar que os clubes fretem aviões.

Caso alguma nação feche a fronteira e um time não possa entrar para jogar, a Conmebol decidiu que será obrigação do mandante marcar a partida para outro país — o blog revelou que por causa da pandemia a Conmebol havia liberado os clubes a atuarem como anfitriões em vizinhos.

Essa possibilidade é vista como improvável pela Conmebol, que está em contato com as autoridades locais para abrir exceções sanitárias às delegações que viajarem para jogar a Libertadores ou a Sul-Americana. A Libertadores tem previsão de volta em 15 de setembro, com sete brasileiros (Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Santos, Grêmio, Inter e Athletico) e a Sul-Americana no fim de outubro com dois (Bahia e Vasco).

- // -

> Veja as últimas informações sobre o Mengão em nossa página principal, Clique Aqui


Fonte: https://www.uol.com.br/esporte/futebol/colunas/marcel-rizzo/2020/08/13/conmebol-descarta-adiar-jogo-da-libertadores-por-covid-e-wo-sera-usado.htm

CURTA NOSSA PÁGINA



Postar um comentário

0 Comentários