Bastidores pós-goleada na Libertadores fervem no Flamengo, Braz agenda entrevista, e clube prende fôlego no Equador



A goleada de 5 a 0 sofrida para o Independiente Del Valle pela Conmebol Libertadores abriu feridas antigas do Flamengo e expôs correntes antagônicas entre Ninho do Urubu e Gávea já conhecidas desde 2019.

O desagrado com a atuação do time e o resultado, claro, foi geral em Quito, onde a cúpula da diretoria rubro-negra estava com a delegação. Expressões fechadas, pensamentos afoitos para uma mudança imediata ocorreram nas horas seguintes à partida, mas abrandaram um pouco na tarde desta sexta-feira em Guayaquil, onde o Flamengo enfrenta o Barcelona na próxima semana. Até lá, todos prendem o fôlego. A ordem é avaliar os fatores sobre uma possível troca no comando técnico com calma, longe do calor das partidas no Equador.

No meio do caminho, o vice-presidente de futebol, Marcos Braz, agendou uma entrevista coletiva virtual às 13h30 (de Brasília) deste sábado, duas horas à frente do fuso de Guayaquil. Há expectativa sobre a manifestação do dirigente, mas até lá as partes tentam aparar minimamente arestas para o ambiente não degringolar de vez com impacto imediato na equipe.

Fato é que o trabalho de Domènec Torrent não é bem avaliado por parte da diretoria que já via com grandes ressalvas a sua contratação desde o início do interesse rubro-negro. Esta ala, que tem como um dos expoentes o vice de relações externas Luiz Eduardo Baptista, o Bap, via com bons olhos a possibilidade de ter justamente Miguel Ángel Ramírez, técnico responsável pelo massacre de Quito, como substituto de Jorge Jesus. Foram feitos, inclusive, contatos com o treinador.

Ao mesmo passo, Marcos Braz e Bruno Spindel, diretor de futebol, já estavam em mais um mochilão na Europa em busca do substituto ideal de Jorge Jesus. Os portugueses Marco Silva, Leonardo Jardim e Carlos Carvalhal sinalizaram negativamente ao interesse do clube, que acabou por fechar com Domènec Torrent depois de alguns dias de conversas.

Do Velho Continente, Braz não fez questão de esconder o clima acirrado entre as partes ao publicar um recado em seu perfil no Twitter, endereçado aos dirigentes da Gávea. "Meu querido e amado VP, fica tranquilo. Ninguém me passará nada. Seguirão suas ordens", escreveu o vice de futebol um dia antes do anúncio de Domènec.



No Ninho do Urubu, o técnico é elogiado pelo seu comportamento no dia a dia, como uma pessoa de fino trato, com boas ideias e experiência no futebol. Mas está longe de ter uma sintonia fina nos trabalhos rotineiros com o elenco, como acontecia com Jorge Jesus. Após a partida muito abaixo contra o Atlético-GO, Dome ressaltou a necessidade de melhora física do grupo, o que não foi bem visto internamente. Daí avançou ao constante rodízio de jogadores.

O desagrado de Gabigol, no banco contra o Fortaleza, externou mais um desconforto. As conversas seguiram e quatro vitórias consecutivas no Brasileiro amenizaram o ambiente. Defensor da ideia de contratar o catalão, Marcos Braz permanece favorável à sua permanência. A possível candidatura do dirigente ao cargo de vereador no Rio de Janeiro também gera debates internos.

Domènec Torrent tem contrato firmado com o Flamengo até janeiro de 2022. Há dois tipos de multa no acordo: caso o clube opte por romper a relação de forma unilateral terá de pagar o valor cheio do contrato. Caso Domènec decida sair para outra equipe como ocorreu com Jorge Jesus, aí uma multa exorbitante para os padrões sul-americanos seria cobrada.

O presidente Rodolfo Landim tem a palavra final no clube, algo que já disse publicamente no início do ano, quando assumiu a responsabilidade pela dispensa do então gerente de futebol, Paulo Pelaipe.

Forte aliado de Braz no dia a dia do CT, Pelaipe teve sua queda atribuída à forte influência de Bap, o que foi negado por Landim. O mandatário está no Equador com o restante da delegação. Ao menos até a próxima terça-feira, internamente, uma troca neste momento no futebol é classificada como improvável.

A logística, por enquanto, obriga o Flamengo a analisar a situação com maior frieza, tanto no viés de números, quanto nos de desempenho e resultado. Mas a expectativa é alta sobre o futuro. O fôlego rubro-negro está preso na linha do Equador.

- // -

> Veja as últimas informações sobre o Mengão em nossa página principal, Clique Aqui



Fonte: https://www.espn.com.br/futebol/artigo/_/id/7450640/flamengo-bastidores-pos-goleada-fervem-braz-agenda-entrevista-coletiva-prende-folego-no-equador

CURTA NOSSA PÁGINA



Postar um comentário

0 Comentários