Vale título? Flamengo desafia o Grêmio pelo 'cinturão do futebol brasileiro'; entenda



Imagine se os títulos no futebol fossem disputados como no boxe ou no MMA. Ao invés de torneios de pontos corridos ou mata-mata, um cinturão definiria o vencedor. Neste exercício de imaginação, Flamengo e Grêmio irão a campo nesta quarta-feira, às 19h15, no Maracanã, para definir o “grande campeão brasileiro”.


O "cinturão do futebol brasileiro" é um projeto do historiador Michael Serra e do consultor André Andrade. O conceito é simples: o vencedor do primeiro jogo oficial no Brasil detém a honraria, que só é trocada quando o mesmo for derrotado. O registro inicial é de 1902, quando a Mackenzie venceu o Germânia por 2 a 1. Quase quatro mil jogos depois, chegou às mãos do Grêmio, que será “desafiado” pelo Flamengo.




— Sempre busquei dados para cruzamentos de informações que pudessem gerar conteúdo e pautas no meu trabalho. Assim, catalogo todos os jogos de competição oficial envolvendo clubes brasileiros. Quando veio aquele estalo, eu já tinha mais de cem mil jogos no excel pronto para uso. Pensei: "talvez não seja tão difícil", e comecei. Isso foi no final de junho de 2018 — conta Michael Serra.

Ao todo, o cinturão já teve 211 donos diferentes e o Corinthians com o maior número de defesas (325), seguido do Palmeiras (323), Santos (248) e São Paulo (197). O Flamengo, o desafiante da vez, é o quinto maior vencedor e já ficou com ele em 138 oportunidades. Você pode conferir todas as informações no site "www.cinturaobrasileiro.com".



Michael conta que o maior problema para encontrar fichas técnicas esteve nos anos 1990, quando precisava de informações de times catarinenses. Antes, também teve problemas com equipes extintas ou que ficaram longos períodos de tempo sem jogar. Para isso, definiu algumas regras básicas para montar a linha sucessória do cinturão.



  • São considerados somente jogos de torneios oficiais.
  • São considerados somente os confrontos entre dois times brasileiros. São consideradas as disputas entre dois times brasileiros por competições internacionais ou ainda sediadas fora do Brasil.
  • É preciso ser um time brasileiro e derrotar o atual campeão em uma partida oficial, no tempo normal, prorrogação ou pênaltis.
  • Com um empate, o campeão mantém o cinturão.
  • Se o placar for modificado na Justiça, o novo resultado também se aplica ao cinturão.
  • Se o time campeão for extinto, o vencedor anterior recupera o cinturão.
  • Se a licença for temporária, mas superior a um ano, o cinturão também voltará ao antigo campeão.


— Passei um perrengue forte mesmo com os dados quando cheguei em 1996. Nenhuma fonte tinha resultados da Copa Santa Catarina. Ainda em julho de 2018 tentei conseguir ajuda com alguns contatos, mas não andou. Desencanei um pouco e toda a ideia ficou parada até fevereiro de 2019, quando resolvi reativar o projeto no "vai ou racha". Tentei contato com o Avaí, Chapecoense, Marcílio Dias e, com um pesquisador desse último, o Fernando Alécio, consegui falar com o Adalberto Klüser, de Blumenau, que me salvou: me mandou a relação completa de jogos da competição, uma coisa linda mesmo. Três dias depois, tudo estava pronto — brinca o historiador.


Cinturão oficial?
A ideia está apenas no imaginário dos torcedores e dos idealizadores, mas existe a vontade de transformar o cinturão em algo real. Ele espera um dia ter visibilidade para ser visto pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e depois sonhar com voos maiores.

— Gostaríamos muito de, um dia, transformar o cinturão em algo real, cheguei a pensar que a CBF poderia adotá-lo, mas ela precisaria primeiro conhecer o trabalho né, e ainda estamos engatinhando. No começo a gente até enviava certificados para os clubes vencedores. Mas pra frente, com sorte, pode acontecer de talvez um grande portal esportivo gostar da ideia também — conta Serra.


Fonte: https://extra.globo.com/esporte/flamengo/vale-titulo-flamengo-desafia-gremio-pelo-cinturao-do-futebol-brasileiro-entenda-24592953.html

CURTA NOSSA PÁGINA




Postar um comentário

0 Comentários