Especialista vê “doping financeiro” no Palmeiras: "Não colocaria no mesmo patamar do Flamengo"



O Palmeiras, que nos últimos anos ‘comandou’ o mercado da bola do futebol brasileiro se destacando como um clube ‘rico’, agora já começa a dar sinais de preocupação para torcedores e especialistas, ainda mais com o crescimento do Flamengo, tanto dentro como fora das quatro linhas. Em entrevista ao Lance!, o especialista Amir Somoggi, sócio da Sport Value, considerada uma das maiores empresas de marketing esportivo do mundo, o time alviverde não pode ser colocado no mesmo patamar da equipe carioca e nem do Athletico Paranaense.


“O Palmeiras tem que ser analisado separadamente porque ele tem muita ajuda. Começou com o Paulo Nobre e depois com a Crefisa, que não é só patrocínio. A Crefisa tem jogador, pelo que eu entendi banca salário, então você tem um doping financeiro, porque os outros clubes não tem isso. Não considero correto. O cara pode argumentar: ‘Mas o Flamengo ganha muito da Globo’, mas isso é regra do jogo, foi acordado pelos clubes. No entanto, o Palmeiras merece destaque. Não colocaria no mesmo patamar de Flamengo e Athletico-PR pela ajuda, mas não tiro o mérito. Tem muito clube que recebeu ajuda e está numa situação ruim. O São Paulo, por exemplo, é um clube que gasta muito e está mal das pernas”, avaliou.


Somoggi ainda previu um 2020 complicado para o time alviverde, justamente, por causa da concorrência com o Flamengo. “O Palmeiras vai ter um ano difícil porque terá o Flamengo à sua frente e tem um dos maiores custos com futebol. Porque em 2018 (último balanço divulgado), fechou com 518 milhões de custos, o maior do Brasil. O Flamengo vinha gastando, há dois anos, 351 milhões. Agora, vai superar 500, pelos meus cálculos, porque o balancete de 2019 aponta para isso. Então o Palmeiras perde o posto de mais “gastão”, com a diferença que o Flamengo criou uma base de sustentação.”

“O Bandeira de Mello (ex-residente do Flamengo) subsidiou o futuro do clube. Ao invés de hipotecar o futuro. O Flamengo aumentou dívida porque contratou jogador, e essa é a melhor dívida. Você trás os melhores jogadores da América, Gabigol, Bruno Henrique, Rafinha, que fizeram a diferença dentro de campo.”


Questionado se o desempenho em campo, apesar dos gastos parecidos, pode ser considerada a principal diferença entre Flamengo e Palmeiras atualmente, Somoggi explicou. “É como comparar o Barcelona do Guardiola e o Chelsea do Mourinho. Os dois tinham valores próximos, mas um é o time mais lindo do mundo, com um futebol mais vistoso, e o outro vence por 1 a 0.”

“Acho que o Palmeiras vive essa crise porque tem dinheiro e não joga com tanta qualidade. Assim como Corinthians, São Paulo, o Grêmio, o Cruzeiro e Internacional, que são gastões. O Flamengo está sozinho neste patamar de gastão e bom futebol. Os títulos criam o que o Bandeira de Mello não viu, e que o Landim está colhendo os frutos: o círculo virtuoso. Ele investiu, deu certo e aumentou a receita. É mais venda de camisas, é mais camarote, é mais bilheteria, tudo vai se multiplicando, além da venda de jogador. Hoje o Fla é o maior vendedor de jogadores jovens do Brasil, o que não era. Eu sou contra venda de todos os jovens, mas ao fazer isso, você valoriza sua marca, valoriza o clube”, completou.


Fonte: https://www.torcedores.com/noticias/2020/01/palmeiras-doping-financeiro-nao-colocaria-mesmo-patamar-flamengo

Curta nossa Página




Postar um comentário

0 Comentários