'Máscara de gelo': entenda o equipamento usado para tratar Rafinha, do Flamengo



Rafinha trouxe boas notícias para a torcida do Flamengo . O lateral-direito já está em casa após passar por uma cirurgia na face, na última segunda-feira. Porém, ao publicar a mensagem nas redes sociais, chamou atenção pela máscara transparente utilizada para proteção — um modelo diferente do conhecido pelos torcedores.


O GLOBO conversou com Augusto César, médico especialista em cirurgias na face e responsável pelo procedimento envolvendo o lateral-direito, que explicou o uso do equipamento.

— Essa é uma máscara de hilotermia, ela mantém uma temperatura baixa para que o osso dele esteja sempre gelado, não deixando criar um edema e também não inchando — conta.

A máscara será utilizada por Rafinha durante todo o tratamento. Ela é ligada diretamente a uma máquina, que mantém uma temperatura constante no local. Ela varia entre 3 e 15 graus ao longo do dia.

Exemplo de como funciona a máscara de Rafinha Foto: Reprodução

— Nao existe uma máscara para fratura de zigoma. Por ser próximo da orelha, poderia atrapalhar a audição caso ele usasse outro tipo de máscara — explicou Augusto.

A hilotermia também permite diminuir a necessidade de analgésicos durante a fase pós-operatória. Estima-se que o equipamento custe R$ 400, o que é considerado barato quando comparado com outras utilizadas em traumas faciais.
Rafinha se apresentará no Ninho do Urubu, na próxima quinta-feira, para iniciar o processo de fisioterapia e ser reavaliado. O clube não tem prazo para o jogador voltar a atuar porque, segundo o médico do Flamengo, Márcio Tannure, cada atleta reage de uma maneira diferente ao tratamento.

— A gente vai avaliar como o jogador vai se recuperar. Vamos ver como ele se recuperou da cirurgia e, dia a dia, a gente vai acompanhando a evolução — disse o médico do Flamengo.


Fonte: https://oglobo.globo.com/esportes/flamengo/mascara-de-gelo-entenda-equipamento-usado-para-tratar-rafinha-do-flamengo-24020220

Curta nossa Página




Postar um comentário

0 Comentários