Flamengo não permitiu ao Santos nenhuma finalização certa, e essa é a melhor notícia



O cartaz, agora, anunciará: “Hoje tem golaço de Gabigol”. O atacante deu o toque de classe de um Flamengo e Santos intenso, que terminou com vitória rubro-negra por 1 a 0 no Maracanã e título simbólico do primeiro turno. Mas essa não é a melhor notícia. E sim a que o time não permitiu ao rival nenhuma finalização.



O jogo equilibrado, entre as duas equipes mais ofensivas do campeonato, só poderia ser decidido no detalhe. Cantado, diga-se, pelo goleiro Diego Alves, do Flamengo, que orientou o atacante para o fato de que Everson joga adiantado.

Com a sexta vitória seguida, o Flamengo chegou a 42 pontos e igualou a campanha do Cruzeiro de 2013, a melhor até aqui. O time está a três pontos do Palmeiras, agora o segundo colocado.

Gabriel, por sua vez, chegou a 30 gols em 40 jogos no ano. O 16º no campeonato, do qual é artilheiro. Sábado, o Flamengo joga contra o Cruzeiro.



Mas o detalhe é: foi a terceira partida seguida em que o time não leva gols na competição. Após a partida no Maracanã, os quase 70 mil rubro-negros cantaram “Olê, olê, olê, olê, Mister, Mister”, em homenagem ao técnico Jorge Jesus, que voltou a escalar seu onze ideal, com a volta dos jogadores das seleções. Na defesa, Rodrigo Caio retornou de suspensão.

Ao enfrentar um Santos com qualidade nos dois setores, o rubro-negro sofreu para criar oportunidades claras e não ser ameaçado. O duelo foi marcado pela intensidade e forte marcação. Por isso, as chances foram raras, e as faltas, muitas do Santos, especialmente sobre Bruno Henrique.



Gabigol também não conseguia se desvencilhar e finalizar, até o lance do gol. Após bola perdida por Sasha, Éverton Ribeiro roubou e esticou passe perfeito para o atacante, que avançou, cortou e tocou por cobertura de fora da área. Obra-prima.

No total, o time teve apenas duas finalizações certas, contra nenhuma do Santos, que terminou com maior posse de bola (51%) em razão da pressão pelo empate. A consistência defensiva do Flamengo vai além do fato de Diego Alves não ter feito nenhuma defesa em finalização, apenas cruzamentos. Passa pela participação constante dos meias e atacantes no combate direto.



Gerson, que não se destacou na construção do jogo, esteve impecável no fechamento de espaços defensivos. Arrascaeta, longe de ser brilhante, também se dedicou. O que dizer de Éverton Ribeiro, que começou mal, mas cresceu, e roubou a bola que entregou para o gol da vitória, de Gabigol. Bruno Henrique, com o vigor de sempre, nem se fala.

Mesmo com boas tramas armadas pelo Santos, com Soteldo e Sanchez, especialmente, a linha defensiva do Flamengo se portou bem novamente. Rafinha subiu menos, batendo de frente com o venezuelano, enquanto Filipe Luis lidou bem com o uruguaio e com Marinho. O miolo da zaga, com Rodrigo Caio e Pablo Marí, se comportou bem sob pressão, embora tenha errado mais passes na saída de bola. Coube a Arão dar mais equilíbrio e proteção.



Mais do que o ataque avassalador que marca o Flamengo de Jorge Jesus, a vitória sobre o Santos comprovou a evolução defensiva da equipe, como conjunto. E é isso que leva a grandes vitórias e conquistas em campeonatos como o Brasileiro, principalmente.

O Flamengo termina o primeiro turno com 42 gols feitos e 18 sofridos, saldo de 24. São 13 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. Aproveitamento de 73,7%. Números de campeão.


Fonte: https://oglobo.globo.com/esportes/flamengo-nao-permitiu-ao-santos-nenhuma-finalizacao-certa-essa-a-melhor-noticia-23949386

Curta nossa Página




Postar um comentário

0 Comentários