Procedimento de Abel Braga, do Flamengo, é finalizado, e médico diz: "Não podia ter sido melhor"



Internado desde a madrugada da última quinta-feira, Abel Braga passou por procedimento na noite desta sexta-feira, no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O treinador foi submetido a uma ablação para corrigir uma arritmia. A intervenção, que durou 2h30, foi bem sucedida.



O procedimento por cateter foi feito pelo médico Eduardo Saad, coordenador do serviço de arritmias e estimulação cardíaca do Hospital Pró-Cardíaco. A ablação consiste na cauterização do tecido que causa a arritmia. O procedimento, que começou às 19h, terminou às 21h30.

- Ele (Abel) tinha arritmia na parte direita superior do coração, diferente da que teve em 2015. O resultado foi fantástico, localizamos o ponto, fizemos a cauterização. Os testes foram excelentes, não podia ter sido melhor - explicou o Eduardo Saad.

Abel Braga passou mal à beira do campo do Fla-Flu da última quarta-feira, já nos acréscimos do clássico. Ele foi atendido no vestiário do Flamengo e levado de ambulância para o hospital. A previsão é que tenha alta no fim de semana. O retorno aos trabalhos ainda não foi definido, mas será breve.



- A primeira palavra que trocou quando abriu o olho foi "Que venha o Peñarol". Ele acorda pensando nisso.

- Não vejo razão para que não possa desempenhar sua profissão. O objetivo não é criar restrição, mas tirar esse problema definitivamente. O Abel vai ter toda capacidade de voltar sem restrição - prosseguiu o médico.

De acordo com Eduardo Saad, a recuperação deve ser rápida, com pequenas restrições, como não dobrar as pernas nas primeiras 6h.

- Essa arritmia o índice de voltar é muito pequeno, menos de 5% dos casos. Do ponto de vista do coração do Abel, ele não tem mais nada. O que recomendamos é cuidado com o acesso às virilhas. São cinco dias sem fazer esforço como caminhadas longas, subir escada, pegar peso. Mas pode sair de casa. É cuidado com excesso de carga.



Entenda o problema de Abel Braga:

- Abel tem um arritmia cardíaca chamada "flutter atrial", que é uma perturbação do ritmo na parte superior do coração causada por um "curto circuito" no sistema elétrico do órgão. Isso leva à aceleração do pulso e perda da eficiência da contração do coração. Se não tratado, pode causar insuficiência cardíaca e formação de coágulos, com risco de AVC (acidente vascular cerebral);

- O tratamento é feito através de um procedimento denominado Ablação por cateter, onde cateteres são inseridos pela veia da virilha ate o coração. Com eles, é feita a cauterização do tecido cardíaco envolvido, para que o "curto" não possa mais ocorrer. A recuperação é usualmente rápida, em poucos dias se volta as atividade usuais, sem restrições específicas.

- Apesar de poder acometer pessoas de qualquer idade, incluindo jovens saudáveis, as arritmias têm em atletas ou ex-atletas de alto desempenho um fator de desenvolvimento devido à sobrecarga na estrutura de todo o sistema cardíaco. Abel Braga tem o problema desde 2015, e outros técnicos como Renato Gaúcho, Muricy Ramalho e Cuca também já tiveram problemas no coração.


Fonte: https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/e-finalizada-a-ablacao-pela-qual-abel-braga-do-flamengo-foi-submetido.ghtml

Curta nossa Página




Postar um comentário

0 Comentários