Defesa irregular, eliminação e maratona: no balanço de agosto, Copa do Brasil surge como alento no Flamengo



Antes mesmo do recesso da Copa do Mundo, o Flamengo vivia a expectativa por agosto. O mês seria chave para os três torneios que a equipe disputava. Passadas as últimas quatro semanas, o Rubro-Negro deixou a Libertadores e perdeu a liderança no Brasileirão. O ponto alto foi a Copa do Brasil, onde a equipe conseguiu a classificação para a semifinal.


Brasileirão: da liderança para o 3º lugar


O Fla entrou em agosto ainda sob o mantra de ''segue o líder''. Mas a 1ª rodada do Brasileirão em agosto foi marcada justamente pela perda do topo da tabela. Fora de casa, poupando três titulares, o Rubro-Negro perdeu para o time reserva do Grêmio por 2 a 0, em Porto Alegre. Na mesma rodada, o São Paulo superou o Vasco e tomou a primeira colocação.

Posteriormente, o Flamengo ainda foi ultrapassado pelo Internacional, que está na segunda colocação. A distância da equipe de Barbieri para o líder hoje é de quatro pontos.

04/08 - Arena do Grêmio

Grêmio 2 x 0 Flamengo

12/08 - Maracanã

Flamengo 1 x 0 Cruzeiro

19/08 - Arena da Baixada

Atlético-PR 3 x 0 Flamengo

23/08 - Maracanã

Flamengo 1 x 0 Vitória

26/08 - Independência

América-MG 2 x 2 Flamengo

Libertadores: adeus ao principal objetivo


Obsessão rubro-negra, a competição continental acabou no agosto decisivo. O atuação ruim no jogo de ida diante do Cruzeiro, no Maracanã, foi crucial. Na derrota por 2 a 0, a equipe não pode contar com o titular e peça-chave Lucas Paquetá, suspenso. Não teve uma atuação firme e por pouco o placar ainda não foi mais elástico.

A equipe de Barbieri ainda conseguiu vencer no Mineirão, por 1 a 0, no jogo de volta. Mas não foi o suficiente.

Copa do Brasil: o destaque de agosto


O primeiro dia de agosto veio logo com um mata-mata da Copa do Brasil. Apesar de sair perdendo na Arena do Grêmio, o Flamengo teve uma boa atuação no segundo tempo e, mesmo fora de casa, conseguiu o empate no último minuto do jogo - com gol de Lincoln. O duelo terminou 1 a 1.

Na volta, no Maracanã, o Flamengo soube segurar o atual campeão da América e venceu por 1 a 0, com gol de Éverton Ribeiro. Foi um triunfo maiúsculo, diante de um dos times mais complicados de se vencer em mata-mata. Vivo na busca do tetra do torneio, o Rubro-Negro enfrentará o Corinthians na semifinal.

Poupar ou não: o peso da maratona


Agosto fica marcado como o mês mais irregular da defesa rubro-negra: foram dez gols sofridos em nove jogos. Entre os times que tiveram maratonas intensas (como Cruzeiro, Grêmio e Palmeiras), o Rubro-Negro foi o que menos poupou ou fez rodízio de atletas. A equipe preferiu brigar forte em todas as frentes que disputava. Jogadores só deixavam de atuar quando, de fato, não havia condição de jogo e risco de lesão - foi o caso de jogadores como Diego, Réver, Diego Alves. Apesar do desgaste natural do mês, o Flamengo não perdeu jogadores por lesão no período.

O GloboEsporte.com fez um levantamento dos jogadores de destaque de suas equipes que mais atuaram em agosto (Fla, Cruzeiro, Grêmio e Palmeiras) e constatou que os atletas do Rubro-Negro foram os que mais tiveram minutos em campo nos últimos 30 dias. Éverton Ribeiro, um dos destaques recentes, lidera o ranking.

Éverton Ribeiro - 780 minutos

Lucas Paquetá - 720 minutos

Moisés - 615 minutos

Diego - 608 minutos

Thiago Neves - 576 minutos

Arrascaeta - 564 minutos

Lucas Silva - 538 minutos

Luan - 530 minutos

Dudu - 514 minutos

Maicon - 470 minutos

Everton - 452 minutos

Borja - 366 minutos



Fonte: https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/defesa-irregular-eliminacao-e-maratona-no-balanco-de-agosto-copa-do-brasil-surge-como-alento-no-flamengo.ghtml






Curta nossa Página