Flamengo avalia desdobramentos após liberação de Guerrero para Copa



A liminar obtida por Guerrero no Tribunal Federal da Suíça dá ao jogador condições de atuar na Copa do Mundo, mas não com a camisa do Flamengo. Livre provisoriamente da pena de 14 meses aplicada pela Corte Arbitral do Esporte por doping, o atacante do Peru figura na lista dos 35 convocados de Ricardo Gareca, e já não poderia atuar pelo clube, que avalia os desdobramentos da decisão da Justiça Comum da Suíça. O clube deve se posicionar ainda hoje, após se aprofundar na decisão.


No momento o assunto está sob os cuidados do vice-presidente jurídico Flávio Willeman, que tomou a frente mais uma vez depois de ter solicitado a suspensão do contrato de Guerrero tão logo houve a primeira punição da Fifa pelo doping. A ampliação da pena no CAS levou o clube a suspender o contrato e os pagamentos ao atacante novamente. Agora, a diretoria do Flamengo está em contato com advogados do atleta para analisar as opções.

Como Guerrero teve o contrato suspenso, pois não teria como prestar serviços ao clube, motivo pelo qual o vínculo foi cancelado, o entendimento do Flamengo é que o cenário se mantém com a liberação apenas para a Copa do Mundo, o que inviabilizaria a volta dos pagamentos ao jogador. Para chegar a essa conclusão os advogados analisam a decisão do Tribunal Federal da Suíça. No entanto, em um primeiro momento não há brecha para que o clube se beneficie, já que depois do Mundial o jogador volta a cumprir a pena do CAS.

O que ganhou força com a decisão provisória é a ação que o Flamengo pretende mover na Justiça Comum sobre a Federação Peruana de Futebol, pelo prejuízo com a contaminação do jogador enquanto estava convocado, que o tirou de partidas importantes pelo clube. O que segue acontecendo, pois Guerrero não terá reativada sua condição para atuar no Brasileiro.

O contrato do atacante com o Flamengo termina em agosto e a renovação ficou inviável depois do aumento da punição para 14 meses. A garantia de que Guerrero vai jogar a Copa do Mundo não muda nada na relação com o Flamengo, já que desportivamente não há mais instâncias para minimizar o prejuízo e nem tempo para que ele volte a campo no contrato atual.

RELEMBRE O CASO
Guerrero teve doping positivo para benzoilecgonina, um metabólito da coca ou da cocaína, após consumir chá de coca ou com mistura com a folha de coca, em hotel no Peru. Na ocasião, ele estava hospedado em um hotel, com a seleção de seu país, antes da viagem para a Argentina, para confronto pelas Eliminatórias.

A linha de defesa era de uma possível contaminação por descuido da substância presente apenas na cocaína e no chá de coca. O atleta alegou não ter consumido nenhum dos dois, mas os advogados do jogador investigam se a bebida foi ingerida por engano.



Fonte: https://oglobo.globo.com/esportes/flamengo-avalia-desdobramentos-apos-liberacao-de-guerrero-para-copa-22735665






Curta nossa Página